Hospital Gastroclinica

Como vai a sua saúde digestiva?

Sabemos que no dia a dia agitado de uma pessoa adulta, muitas vezes é preciso recorrer a alimentos industrializados e pouco saudáveis. Porém, essa alimentação desregrada acaba cobrando o seu preço no nosso organismo.

Por exemplo, você já ouviu falar do microbioma intestinal?

Este é um conjunto de microorganismos, como bactérias, vírus e fungos, que habitam o trato gastrointestinal sem causar doenças. Eles são importantes para o nosso metabolismo, sistema imunológico e absorção de nutrientes. 

A fim de manter o microbioma funcionando é preciso se atentar a certos hábitos, como os listados abaixo.

Controle do estresse

A regularidade do sistema digestivo também depende de fatores emocionais, portanto muito estresse ou ansiedade podem fazer com que ele trave.

Controle de doenças crônicas

Um dos pontos importantes nessa luta para melhorar a saúde digestiva é controlar problemas crônicos, como obesidade e diabetes. E uma das maneiras mais eficazes de fazer isso é por meio da prática de exercícios físicos e da inserção de uma alimentação saudável na rotina. Com essas práticas em dias, os problemas tendem a ser controlados, auxiliando na saúde digestiva.

Ingestão de fibras

As fibras são importantes forças motrizes do sistema digestivo, além de contribuírem para a sua regularidade. Boas fontes de fibras incluem farelo de trigo, farelo de aveia, legumes, nozes, sementes e grãos integrais.

Hidratação

A água ajuda a dissolver as gorduras e fibras que digerimos, evitando a prisão de ventre.

Ingestão de frutas 

Procure incluir mais frutas na sua dieta, elas são essenciais para uma boa digestão.

Exercícios físicos

O exercício físico regular estimula o metabolismo e contribui para a perda de peso. Deve-se se exercitar pelo menos uma hora por dia.

Ingestão de probióticos

Eles melhoram a absorção de nutrientes e ajudam a fortalecer seu sistema imunológico. Boas escolhas são o iogurte desnatado ou kefir, que têm pouca gordura.

Evite alimentos ricos em gordura

Os alimentos gordurosos normalmente retardam o processo digestivo. A proteína é parte essencial de uma dieta saudável, mas evite os cortes gordos de carne, que podem levar a uma pior digestão.

Café, álcool e cigarro 

Fumar e abusar de cafeína e álcool pode interferir negativamente no funcionamento do sistema digestivo e levar a problemas como úlceras estomacais e azia.

Incluindo esses hábitos na sua rotina, você certamente verá uma melhora nas suas funções intestinais. Assim, se mantém o bom funcionamento do microbioma intestinal, além de garantir a saúde de todo o organismo.

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